Muitos varejistas ainda lidam com sistemas para pontos de venda fixos que engessam muitos processos dentro do varejo, além de gerar custos com sistemas, manutenções e treinamentos. Além disso, esses sistemas reduzem o potencial de atendimento, e logo, de vendas, por demandar que colaboradores se dediquem exclusivamente às tarefas de caixa, ao invés de liberar o pessoal para atender.

Outro aspecto que torna um PDV fixo uma solução antiquada é o fato de que estes sistemas muitas vezes requerem certo grau de treinamento de times por serem complexos e de difícil adaptação por quem deve operá-los.

Então a utilização de soluções de PDV´s móveis tem a capacidade de tornar a operação de varejo mais eficiente, ágil, permite uma gestão mais completa e prática, além de uma experiência de atendimento e vendas muito mais fluida e inteligente.

Conheça alguns benefícios que o varejista tem a ganhar ao adotar um sistema de gestão de ponto de vendas móvel:

Otimiza e simplifica a rotina do vendedor

Desde a entrada do cliente na loja, é simples realizar o atendimento em qualquer setor da loja, acompanhá-lo o tempo todo para tirar dúvidas sobre produtos, também permitindo tirar dúvidas rápidas sobre entregas, preços, disponibilidade em estoque, entre outras que surgem com frequência antes de ser tomada a decisão de comprar. E assim que se toma a decisão da compra o sistema que está nas mãos do vendedor permite que se concretize a negociação naquele mesmo momento. Logo, utilizar um sistema de vendas móvel faz com que o seu negócio e o seu vendedor se adaptem à jornada do cliente sem interrupções ou necessidade de interações com outras áreas, resultando numa experiência fluida e completa tanto para o vendedor, quanto para o cliente.

Melhor aproveitamento do espaço físico

Quando o lojista usa um PDV móvel, é possível ampliar o espaço físico da loja ao tornar dispensável o uso de um espaço que seria dedicado à presença de um terminal para finalização de vendas, mas também pela possibilidade de levar o PDV para todos os ambientes de sua loja sem nenhuma restrição. Em suma, algumas das grandes vantagens é que o lojista ganha um espaço maior para expor os seus produtos, além de melhorar a circulação dentro da loja e, por consequência, torna mais satisfatória a experiência de atendimento.

Redução de custos com sistemas e infraestrutura

Quem tem um PDV fixo já sabe o quanto este poder gerar custos com infraestrutura, não somente pelo custo em si da implementação, link dedicado, treinamento e atualização recorrentes, além de ter que lidar muitas vezes com imprevistos em razão de problemas técnicos sendo mais uma fonte de preocupação e custos não programados do que uma solução que agregue valor e qualidade ao seu negócio.

Outro custo que decorre, mas que nem sempre é contabilizado se dá pelo fato de que estes sistemas demandam o uso de pessoal que poderia estar mais dedicado a vender, logo reduzindo o potencial de ganhos com vendas que poderiam ser feitas com mais gente dedicada a essa finalidade.

Outro ponto muito importante, é que com um pdv móvel seu sistema fica em nuvem, o que faz com que ele esteja sempre atualizado com a última versão. Toda a sua equipe pode ser ao mesmo tempo um vendedor e um caixa, podendo também consultar estoque de outras lojas em tempo real, sem interromper o atendimento ao cliente.

As filas se tornam desnecessárias

Um PDV móvel permite um alcance pleno, ao facilitar a vida do cliente e a própria rotina de negócio. O cliente deve ter a possibilidade de vivenciar a experiência de compra onde quer que esteja. Uma das consequências disso é que o atendimento deixa de ser feito em etapas, tornando dispensáveis as filas ou o atendimento fragmentado em áreas diferentes. Dessa forma, a experiência para o cliente fica mais simples e agradável, e o vendedor tem todo o controle do processo de vendas.

A mobilidade leva à maior otimização do seu time

Com um sistema que permite que o seu caixa possa ser um vendedor, o seu time de vendas fica reforçado e aumenta a capacidade de atendimento de maneira efetiva, já que todos os colaboradores podem atender do começo ao fim os clientes. A separação de funções se torna menos importante e a versatilidade dos funcionários aumenta consideravelmente. Isso ainda torna maior o engajamento de todos os profissionais com o processo completo de vendas.

Com todas essas vantagens elencadas, que passam pela eliminação das filas, um atendimento mais ágil com todo o time engajado, a otimização dos seus recursos financeiros e humanos, além de uma gestão mais inteligente, ágil e simples, o seu negócio potencializa significativamente a eficiência de todos os processos e colaboradores, o que se traduz em uma maior satisfação por parte do cliente.

O resultado natural disso tudo é que o lojista vende mais, tendo um trabalho mais focado e aumenta o potencial de crescimento. Ter mobilidade na operação é essencial para que todos os benefícios mencionados sejam gerados e concretizados de forma segura.

Para mais informações, visite nosso site.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Os caminhos e principais tendências do varejo para 2021

Aceleração digital dos negócios e varejo com foco no relacionamento com o cliente. Você está preparado? 2020 foi um ano que mudou o mundo como o conhecemos. A pandemia do coronavírus causou transformações profundas nos mais diversos setores. Do entretenimento à educação, da saúde à tecnologia, todos tiveram que se adaptar aos novos tempos. No varejo brasileiro não poderia ter sido diferente. Estima-se que o setor sofreu uma transformação digital equivalente a de 3 a…
Ver conteúdo

Novidade na Nexaas – Integração com a Shopify

A Nexaas acaba de lançar integração com a Shopify, uma das maiores e mais utilizadas plataformas de e-commerce do mundo. Essa notícia chega em um momento muito oportuno do mercado de varejo, que mostrou um crescimento acima da média em 2020 e deve seguir nessa vertente nos próximos anos, de acordo com as previsões. Isso se deu muito por conta da pandemia mas, é preciso dizer que não é um movimento novo, apenas acelerado. Um…
Ver conteúdo

Descomplicando suas vendas com motor de promoção Omnichannel

Consumidores cada vez mais exigentes e mais disputados pelo varejo, esse é o cenário atual. Portanto, para se destacar e sair na frente da concorrência é preciso adotar estratégias promocionais que impulsione suas vendas. Um motor de promoção é um recurso tecnológico dedicado à entrega de ofertas promocionais. Introdução: Um motor de promoção é um recurso tecnológico dedicado à entrega de ofertas promocionais. Ele é responsável por automatizar a geração de recompensas ou promoções baseadas…