Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Omnichannel
Omnichannel

Saiba como a tendência Phygital afeta o seu negócio

Uma pessoa trabalhando com seu notebook.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
11/ago/2021

Tudo o que você precisa saber para aderir à tendência Phygital e transformar seu negócio

O que é phygital?

Phygital é, essencialmente, a junção da palavra physical (físico em inglês) e digital. O conceito significa a integração entre os dois meios, abrangendo as transações online e offline de uma loja mas diz respeito, especialmente, à experiência do consumidor e como isso afeta o varejo.

Essa tendência veio para desmistificar a ideia de que o futuro seria apenas digital, como se pensava há alguns anos. Hoje, e principalmente com as mudanças pelas quais temos passado com a pandemia, sabemos que o digital é, sim, essencial ao futuro varejo, mas isso não significa que as lojas físicas irão desaparecer. Na realidade, o que temos observado é um crescente reconhecimento da importância das lojas físicas como ponto de interação entre consumidores e marcas.

Aconteceu na NRF

No evento anual da NRF (National Retail Federation), a maior feira de varejo do mundo, muito se falou sobre phygital e como isso já está mudando a forma de se comprar e vender, não somente nos Estados Unidos mas, no mundo inteiro.

Algo que foi unanimidade entre os palestrantes foi o efeito halo no que diz respeito à relação entre loja física e virtual. Efeito halo (em tradução livre significa áurea) pode ser entendido como a transmissão de uma impressão, positiva ou negativa, sobre um objeto, indivíduo ou ideia, afetando o julgamento. Neste caso, como uma loja física influencia na performance do seu e-commerce e vice-versa. 

Dados da Storeforce mostram que a abertura de uma nova loja física aumenta o tráfego na web em até 90% inicialmente e em 37% após um ano. O oposto também é verdade. Quando fecha-se uma loja física, o tráfego da loja online sofre uma queda de até 77% em alguns casos específicos.

Para ler mais sobre a importância de aumentar sua presença online, clique aqui.

O novo papel das lojas físicas

Desde que o comércio reabriu no mundo, o foco tem sido no omnichannel: vendas, consumidores e operação. As empresas perceberam que precisam ser omnipresentes, ecoando sua presença depois que o cliente sai da loja. Há um tempo as lojas físicas são como centros de experiência para o consumidor e o local onde a confiança na marca se forma. Esses espaços funcionam como hubs omnichannel para toda a operação das marcas e são cruciais para uma interação mais próxima e verdadeira com os consumidores.

No e-commerce, os clientes têm acesso a uma maior variedade de produtos do que em uma única loja física. Com todo o estoque disponível online, o espaço físico se torna o showroom da marca. Para o cliente, é um lugar para se ter a experiência de loja, e para a marca, uma parte da cadeia logística, um mini centro de distribuição e um lugar para inovar no qual o objetivo é encontrar novas e melhores maneiras de envolver o cliente.

O papel dos vendedores em uma operação phygital

Antes, os vendedores apenas vendiam e conduziam o cliente até o caixa onde a venda era concluída. Com a transformação de uma operação em omnichannel, os vendedores passaram a exercer outras funções, dando suporte em todas as tarefas relacionadas às vendas físicas e online. Receber o pedido no sistema, separar os produtos, embalar, emitir nota e entregar para o cliente quando ele chegar para retirar o produto na loja, hoje são parte da rotina de um vendedor.

Além disso, é função desse mesmo vendedor conhecer os gostos e a jornada de compra de seus clientes e tentar fazer o upsell. Assim o vendedor consegue vender mais produtos do que o cliente inicialmente pretendia comprar, uma vez que o cliente está na loja.

Para saber mais sobre essa tendência, leia a segunda parte do post. Se quiser receber um contato para falar sobre como as soluções da Nexaas podem ajudar o seu negócio a prosperar, clique aqui.

Posts relacionados

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/01/2024

Omnicanalidade: como essa estratégia impacta o varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.