Saiba como melhorar a experiência do consumidor utilizando estratégias omnichannel

Faz parte da experiência do consumidor omnichannel ter uma jornada de compra encantadora e descomplicada na sua totalidade. Para que isso ocorra é preciso que os pontos de contato e comunicação entre loja e consumidor se ampliem cada vez mais. Porém não é a quantidade de canais que vai definir a melhor experiência de compra e sim, a qualidade dessa experiência.

Uma das grandes questões do varejo que passou a ser endereçada mais profundamente com o uso da estratégia omnichannel são os processos e ferramentas que permitem a entrega e retirada de produtos com mais agilidade e menos custo, tanto para o varejista quanto para o consumidor.

Uma das modalidades mais interessantes de entrega aplicadas pelo varejo omnichannel é o Pickup in Store que utiliza o estoque da loja física para atender pedidos online. Também conhecido como clique e retire, ao utilizar essa facilidade, clientes que compram online e optam por retirar o produto na loja física economizam no frete, têm o produto mais rapidamente em mãos e ainda têm a vivência de loja.

Do lado do varejista o aumento de tráfego na loja física e possibilidade do upsell são grandes atrativos, além do aumento no giro de estoque ao transformar lojas em mini CDs em vez de alocar recursos em novos pontos de venda.

Saiba mais sobre pick up points aqui.

Dados de 2019 mostram que quase 70% dos consumidores nos EUA já utilizaram o Pickup in Store e 75% deles dizem estar mais propensos a fazer uma compra adicional ao retirar o produto em loja, enquanto que 49% fizeram compras espontâneas enquanto retiravam seus produtos em loja.

‍Segundo dados do E-commerce Brasil:

  • 35% dos pedidos feitos na Magalu são no modelo Pickup Store (compra online e retire na loja), de acordo com a própria Magazine Luiza;
  • 45% das vendas totais do varejo nos próximos 3 anos serão realizadas com participação online e offline, segundo a McKinsey;
  • 81,4% dos consumidores no mundo reportaram já terem feito compras online no modelo Pickup Store, de acordo com a Vent Retail.

O fato é, o pickup in store veio para ficar e, com as transformações digitais aceleradas pela pandemia, essas e outras alternativas que fazem parte da estratégia omnichannel surgirão e as que já existem serão cada vez mais utilizadas como: curbside pickup, after-hours pickup, pontos de retirada em marketplaces e smart lockers.

‍Se quiser saber mais sobre as soluções da Nexaas e como podemos ajudar o seu negócio a ser omnichannel, clique aqui.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

4 dicas para uma gestão de estoque eficiente

Ter um controle de estoque eficaz é fundamental para evitar desperdícios, seja pelo excesso ou pela escassez de mercadorias. Veja abaixo algumas dicas de como fazê-lo de maneira adequada. Uma gestão de estoques adequada é essencial para controlar a entrada e saída de mercadorias em uma operação de varejo. Sem isso, todo processo se torna passível de falhas, gerando o acúmulo de alguns produtos e escassez de outros. A consequência dessa falta de controle é,…
Ver conteúdo

Reveladas as tendências do varejo para último trimestre de 2021

A pandemia mudou a forma de consumo e o comportamento dos novos consumidores exigiram diversas adaptações num curto período de tempo. Os efeitos da pandemia continuarão conosco por um bom tempo. Mas já é tempo de preparar os negócios para o futuro pós-Covid. A digitalização dos negócios continua intensa, e boa parte dos hábitos adquiridos durante a crise permanecerão, ocorrendo quebras de paradigmas. Em vez das empresas priorizarem a distribuição de produtos, elas precisam colocar as necessidades…
Ver conteúdo

Plataforma omnichannel: Nexaas lança sistema com foco no mercado de dark stores

O Nexaas.Omni, plataforma de gestão omnichannel da Nexaas, acaba de ser lançada para possibilitar estratégias como Clique e Retire (pickup on store) e Despacho a partir da Loja (ship from store), extensamente utilizadas em Dark Stores. A missão é responder a uma tendência que cresce exponencialmente no Brasil e no mundo: mais agilidade nas entregas sem abrir mão de um bom custo benefício para o consumidor final. Um dos assuntos mais abordados no varejo atual,…