Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Varejo
Varejo

Os caminhos e principais tendências do varejo para 2021

Homem utilizando seu aparelho celular.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
11/ago/2021

Você está preparado para as tendências do varejo?

2020 foi um ano que mudou o mundo como o conhecemos. A pandemia do coronavírus causou transformações profundas nos mais diversos setores. Do entretenimento à educação, da saúde à tecnologia, todos tiveram que se adaptar aos novos tempos.

No varejo brasileiro não poderia ter sido diferente. Estima-se que o setor sofreu uma transformação digital equivalente a de 3 a 5 anos somente em 2020, guiada pelas mudanças nos hábitos de consumo da população, que se rendeu ao digital de maneira irreversível.

De acordo com Mitch Joel, fundador do Six Pixels Group, existem três estágios de reação do varejo à pandemia, são eles: como sobreviver, como se manter e como prosperar na crise.

Em um primeiro momento, as marcas tiveram que lidar com suas lojas fechadas, sem saber o que fazer com o estoque e funcionários parados. Depois, viram que dava para seguir vendendo, não sem desafios, a partir de marketplaces, utilizando estoques das lojas fechadas para atender pedidos online e funcionários assumiram outras funções.

Para prosperar, precisaram entender que o varejo não voltará a ser como antes, mas que a crise e a digitalização dos negócios também trouxeram lições valiosas.

Cada vez mais é preciso estar atento e se adaptar diante das mudanças impostas. Por isso, listamos a seguir as tendências do varejo, alguns caminhos estratégicos que o varejo deve seguir se quiser prosperar e ter relevância no mundo pós pandemia.

Transparência

Entre as principais tendência do varejo está a transparência. A relação entre marca e cliente tem de ser transparente. Cuidar da imagem da empresa é algo fundamental para a construção de um relacionamento de confiança.  A mensagem que a marca quer passar tem de ser comunicada em todos os pontos de contato, da mesma maneira.

Consumidores hoje em dia querem saber com quem a marca faz negócio: fornecedores e colaboradores têm que partilhar dos mesmos valores. Essa harmonia gerada pela transparência é o que vai motivar a fidelização de clientes.

Competitividade Digital

A pandemia causou uma gigantesca e veloz aceleração digital, mas essa transformação não atingiu todas as empresas da mesma maneira. Marcas mais bem preparadas digitalmente cresceram quatro vezes mais que as menos preparadas.

Essa diferença produziu uma “desigualdade” digital entre as empresas. A capacidade de entender a fundo seu público e poder reagir com agilidade às constantes mudanças no varejo ficaram ainda mais evidentes diante dos desafios da pandemia, e aqueles que não conseguirem avançar digitalmente serão deixados de lado.

Reinvenção da Loja Física

Ao contrário do que se imaginava há algum tempo, o papel das lojas físicas no varejo está ainda mais consolidado. Para aqueles que achavam que a digitalização dos negócios causaria a ruína das lojas tradicionais, podemos dizer que essa afirmação não poderia estar mais distante da verdade.

O que de fato aconteceu foi que o seu papel mudou. No varejo atual, a função da loja física deixou de ser apenas um ponto de venda para ser também um hub de distribuição e ponto de coleta, servindo de apoio ao varejo digital e um lugar de experiência de compra para o consumidor e engajamento com a marca.

Foco no cliente

Parece óbvio, mas não custa repetir: o varejo deve ter o cliente no centro de tudo, essa é uma das principais tendências do varejo. O relacionamento entre marca e cliente é o que deve pautar todas as ações de uma varejista, desde a arquitetura de uma loja física até o tamanho do investimento em tecnologia. Tudo precisa ser pensado para propiciar a melhor experiência para o cliente.

Para cumprir essa missão, a tecnologia é uma aliada essencial. Com a ajuda de inteligência artificial é possível processar uma quantidade imensa de dados que vão tornar mais eficiente a missão de entender cada vez melhor o consumidor e seu comportamento.

Se ela sozinha não faz muita coisa, quando aliada a uma estratégia clara, a tecnologia pode tornar processos mais eficientes e ágeis, eliminar falhas e ajudar os donos de negócio a se prepararem para as constantes mudanças pelas quais o varejo passa.

Novo consumidor, novo varejo

Sabemos que a pandemia mudou tudo. Quem não comprava online no dia a dia, passou a comprar. Quem não vendia nas redes sociais, passou a vender. Quem tinha receio de usar cartões de crédito como meio de pagamento para vendas online, hoje tem carteiras digitais.

O perfil do consumidor mudou. E o que ele deseja, ou melhor, exige, é ter uma experiência de compra eficiente e ágil, independente do canal de compra. Para poder atender a esse novo consumidor é essencial conhecê-lo profundamente.

Utilizar estratégias omnichannel nos negócios é um pré-requisito para sobreviver à pandemia e às mudanças que ela ocasionou. O novo consumidor precisa comprar no canal que quiser, com o meio de pagamento que achar melhor e receber a mercadoria como lhe for mais conveniente. Tudo isso com muita agilidade e eficiência e sem custos extras.

Isso já é realidade no seu negócio?

Conclusão

Ser omnichannel é ter transparência, competitividade digital, dar a devida importância à loja física, focar no cliente e entender intimamente quem ele é hoje, o que ele deseja, do que ele não abre mão.

O mercado sofreu uma grande transformação nesse um ano e meio de pandemia, mas quem esteve atento as tendências do varejo, soube não somente recuperar a relevância, mas aproveitar a oportunidade para aprender lições valiosas.

Pensando no mercado de varejo e nas constantes mudanças que passa, a Nexaas resolveu reunir tecnologia, inovação e pessoas e desenvolveu uma solução omnichannel robusta e extremamente intuitiva, escalável e segura para ajudar os varejistas na missão de gerenciar suas operações de forma eficiente, para que pudessem oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes.

Se quiser saber mais sobre nossas soluções, clique aqui.

Posts relacionados

Ícone Calendário
10/11/2023

Unified Commerce: tendência para revolucionar o varejo

Ícone Calendário
21/nov/2021

Como o gerenciamento de estoque pode otimizar as vendas no varejo

Ícone Calendário
24/jul/2023

Quais são as vantagens de um sistema integrado para a gestão de processos do seu varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.