Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Omnichannel
Omnichannel

Omnichannel: muito além da tecnologia, o cliente é Omni

Mulher satisfeita com seu aparelho celular.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
12/ago/2021

O cliente omnichannel quer uma comunicação clara, interação e respostas rápidas

Já falamos algumas vezes sobre a forma de pensar do consumidor moderno. O omnichannel é consequência de toda essa transformação digital que interfere diretamente no comportamento do cliente.

Esse novo consumidor aprendeu a usar a tecnologia para obter maior satisfação e resultados, resolver problemas e tomar decisões de modo instantâneo.

Usar o delivery para transportes e alimentação, acessar o aplicativo bancário para realizar pagamentos, alugar imóveis, hoje fazem parte do dia a dia das pessoas.

O consumidor faz uso de tecnologia 100% do tempo e é altamente conectado. Tudo está convergindo para a internet.

A pressão pela maturidade digital das empresas ficou mais evidente durante a pandemia e tudo teve que ser adaptado rapidamente ao digital.

Conciliar desejos, mapear comportamentos, relacionar interesses com segmentações cada vez mais precisas, aumentar engajamento e oferecer uma melhor experiência de compra ao usuário, é ser omnichannel.

Os desejos do cliente omnichannel

Entender o cliente é o maior desafio das empresas. Grandes marcas tiveram que colocar o cliente no centro de tudo para aprender como melhor atendê-lo. Se antes era o cliente que corria atrás dos produtos, hoje o contexto é inverso. As empresas seguem as pessoas.

O cliente omnicanal quer além de uma clara comunicação, interação e respostas rápidas, ver humanização nos processos, ter acesso a provas sociais e experimentar seu produto.

Gerar esse ambiente de inteligência e tornar isso sustentável. Pensar em todos os canais como um só, que fala com ele de maneira direta e integrada.

Alguns estudos apontam que companhias que adotaram estratégias omnichannel em sua jornada, tiveram inúmeras consequências positivas, dentre elas:

  • Empresas que investem na experiência do cliente aumentam a receita até 8% acima do seu mercado
  • 72% de clientes satisfeitos viraram clientes promotores e passaram informações positivas para pelo menos, 06 pessoas

A empresa que quer atender esse consumidor omnichannel precisa ter uma cultura focada nele. Suas necessidades, entregar a melhor experiência de usuário, atender com excelência.

Insights e relacionamento

As redes sociais podem te dar ótimos insights e informações. Considere que elas também são pontos de contato entre seu consumidor e você, empresa. 

Investir numa comunicação omnichannel é garantir que também nesse espaço, exista alinhamento de discursos. Os vários canais precisam andar otimizados e entregando valores iguais.

Proposta e conceito das empresas precisam estar evidentes independentemente de qual canal o consumidor esteja falando.

A tecnologia Omnichannel como aliada

Já entendemos que as empresas devem incorporar os desdobramentos omnichannel para ter sucesso. Em 2020, dados da PWC, garantem que houve um salto de empresas utilizando recursos omnicanal. De acordo com seu relatório, foi de 20% para mais de 80%.

Esse investimento reflete que o foco do cliente no cenário varejista global, é na experiência. Empresas que conseguem entender e interpretar melhor a jornada de consumo de seus clientes tendem a ser mais consistentes e persuasivas.

Por isso a necessidade de investir em soluções que orquestrem toda essa operação integrando os canais de contato  e operações de distribuição de produtos. Considerar que é essencial fazer a gestão de toda essa cadeia de produção com sistemas inteligentes, tecnologias voltadas para o mercado.

Assegurar que o processo completo de Order Fulfillment - desde a consulta lá no ponto de venda que pode ser loja física, online, aplicativo, e commerce e marketplace até a entrega do produto ao cliente - possa ser mapeada e cumprida regularmente.

Agora que ficou claro que os consumidores já pensam nessas conexões e em conceitos omnichannel, empodere sua empresa e promova essa cultura.

E como promover o omnichannel?

Isso vai depender exclusivamente de ferramentas capazes de produzir essa inteligência, do uso otimizado de dados e de todos os processos muito bem amarrados e executados.

A Nexaas é uma empresa especializada em tecnologia omnichannel. Desenvolvemos soluções que fazem a gestão eficiente de seus estoques, integrando-os e permitindo uma gestão de alto nível, com a possibilidade de ter em um único local a visão dos pedidos e estoques de uma forma centralizada.

Nesse novo momento do varejo, pessoas, tecnologia e processos trabalham juntos para entregar a melhor experiência para seus clientes.

Quer conhecer a melhor plataforma omnichannel do mercado?

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas

Posts relacionados

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/01/2024

Omnicanalidade: como essa estratégia impacta o varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.