Já falamos algumas vezes sobre a forma de pensar do consumidor moderno. O omnichannel é consequência de toda essa transformação digital que interfere diretamente no comportamento do cliente.

Esse novo consumidor aprendeu a usar a tecnologia para obter maior satisfação e resultados, resolver problemas e tomar decisões de modo instantâneo.

Usar o delivery para transportes e alimentação, acessar o aplicativo bancário para realizar pagamentos, alugar imóveis, hoje fazem parte do dia a dia das pessoas.

O consumidor faz uso de tecnologia 100% do tempo e é altamente conectado. Tudo está convergindo para a internet.

A pressão pela maturidade digital das empresas ficou mais evidente durante a pandemia e tudo teve que ser adaptado rapidamente ao digital.

Conciliar desejos, mapear comportamentos, relacionar interesses com segmentações cada vez mais precisas, aumentar engajamento e oferecer uma melhor experiência de compra ao usuário, é ser omnichannel.

Os desejos do cliente omnichannel

Entender o cliente é o maior desafio das empresas. Grandes marcas tiveram que colocar o cliente no centro de tudo para aprender como melhor atendê-lo. Se antes era o cliente que corria atrás dos produtos, hoje o contexto é inverso. As empresas seguem as pessoas.

O cliente omnicanal quer além de uma clara comunicação, interação e respostas rápidas, ver humanização nos processos, ter acesso a provas sociais e experimentar seu produto.

Gerar esse ambiente de inteligência e tornar isso sustentável. Pensar em todos os canais como um só, que fala com ele de maneira direta e integrada.

Alguns estudos apontam que companhias que adotaram estratégias omnichannel em sua jornada, tiveram inúmeras consequências positivas, dentre elas:

  • Empresas que investem na experiência do cliente aumentam a receita até 8% acima do seu mercado
  • 72% de clientes satisfeitos viraram clientes promotores e passaram informações positivas para pelo menos, 06 pessoas

A empresa que quer atender esse consumidor omnichannel precisa ter uma cultura focada nele. Suas necessidades, entregar a melhor experiência de usuário, atender com excelência.

Insights e relacionamento

As redes sociais podem te dar ótimos insights e informações. Considere que elas também são pontos de contato entre seu consumidor e você, empresa. 

Investir numa comunicação omnichannel é garantir que também nesse espaço, exista alinhamento de discursos. Os vários canais precisam andar otimizados e entregando valores iguais.

Proposta e conceito das empresas precisam estar evidentes independentemente de qual canal o consumidor esteja falando.

A tecnologia Omnichannel como aliada

Já entendemos que as empresas devem incorporar os desdobramentos omnichannel para ter sucesso. Em 2020, dados da PWC, garantem que houve um salto de empresas utilizando recursos omnicanal. De acordo com seu relatório, foi de 20% para mais de 80%.

Esse investimento reflete que o foco do cliente no cenário varejista global, é na experiência. Empresas que conseguem entender e interpretar melhor a jornada de consumo de seus clientes tendem a ser mais consistentes e persuasivas.

Por isso a necessidade de investir em soluções que orquestrem toda essa operação integrando os canais de contato  e operações de distribuição de produtos. Considerar que é essencial fazer a gestão de toda essa cadeia de produção com sistemas inteligentes, tecnologias voltadas para o mercado.

Assegurar que o processo completo de Order Fulfillment – desde a consulta lá no ponto de venda que pode ser loja física, online, aplicativo, e commerce e marketplace até a entrega do produto ao cliente – possa ser mapeada e cumprida regularmente.

Agora que ficou claro que os consumidores já pensam nessas conexões e em conceitos omnichannel, empodere sua empresa e promova essa cultura.

E como promover o omnichannel?

Isso vai depender exclusivamente de ferramentas capazes de produzir essa inteligência, do uso otimizado de dados e de todos os processos muito bem amarrados e executados.

A Nexaas é uma empresa especializada em tecnologia omnichannel. Desenvolvemos soluções que fazem a gestão eficiente de seus estoques, integrando-os e permitindo uma gestão de alto nível, com a possibilidade de ter em um único local a visão dos pedidos e estoques de uma forma centralizada.

Nesse novo momento do varejo, pessoas, tecnologia e processos trabalham juntos para entregar a melhor experiência para seus clientes.

Quer conhecer a melhor plataforma omnichannel do mercado?

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Omnichannel: saiba por que aderir à essa tendência já

Saiba por que ter um negócio omnichannel se tornou imprescindível e urgente para se manter relevante no varejo brasileiro. O negócio omnichannel é, basicamente, aquele que tem a experiência do cliente como foco, que une o online e o offline com eficiência, onde todas as informações daquela operação ficam armazenadas em um sistema seguro, de fácil acesso e gestão e, de preferência, na nuvem. O objetivo de uma operação omnichannel é facilitar de maneira significativa…
Ver conteúdo

Saiba como a tendência Phygital afeta o seu negócio

Tudo o que você precisa saber para aderir à tendência Phygital e transformar seu negócio O que é phygital? Phygital é, essencialmente, a junção da palavra physical (físico em inglês) e digital. O conceito significa a integração entre os dois meios, abrangendo as transações online e offline de uma loja mas diz respeito, especialmente, à experiência do consumidor e como isso afeta o varejo. Essa tendência veio para desmistificar a ideia de que o futuro…
Ver conteúdo

Entenda os desafios da franquia omnichannel

Como a integração de canais se tornou crucial para a expansão das franquias e as dificuldades para colocá-la em prática Introdução O varejo tem passado por uma grande transformação digital. Desde o início da pandemia, as mudanças imaginadas para acontecer ao longo de cinco anos aconteceram em cinco meses. Muitos negócios fecharam suas portas e quem sobreviveu precisou se adaptar aos novos tempos. A crise sanitária acarretou uma mudança de comportamento do consumidor. Além do…