As expectativas para a Black Friday 2021 têm sido animadoras, afinal, a data promete um aumento na intenção de compra dos consumidores de quase 15% em relação ao ano passado. Porém, para que o evento alcance os resultados esperados é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências de mercado, uma das mais importantes para o varejo é o Omnichannel.

Introdução:

Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday, as empresas brasileiras começam a se preparar para um dos principais eventos do ano para o comércio varejista. Nesse sentido, estar atendo às expectativas dos consumidores tem sido a maior preocupação das empresas que desejam aumentar suas vendas na data.

Uma das principais tendências que vem se destacando no mercado, e promete ser um grande diferencial das marcas para o evento, é a adoção de estratégias de Omnichannel. Quer saber como esse artifício é fundamental para seu negócio e pode contribuir muito para o aumento de vendas da sua empresa? Então continue conosco, pois preparamos um artigo exclusivo sobre o tema!

O que é o Omnichannel? 

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda exatamente o que é o Omnichannel e como ele pode ajudar seu negócio. A prática que com a transformação digital tem ganhado o mercado é fundamental para as empresas que desejam oferecer uma experiência rica para seus clientes independente do canal ou ponto de venda que ele esteja inserido.

Nesse contexto, no qual a transformação digital já é uma grande realidade para as empresas brasileiras, não basta apenas ter uma loja online para sair na frente da concorrência. É preciso entregar experiências altamente satisfatórias e personalizadas para os consumidores em todos os pontos de vendas disponíveis. 

Omnichannel nada mais é do que um modelo de negócio que faz uso intensivo de tecnologias, para garantir uma jornada de compra integrada de diferentes canais de venda. Ou seja, é uma forma das empresas integrarem todos os seus sistemas para oferecer uma experiência única aos clientes. 

Em outras palavras, podemos dizer que quando a companhia possui dois ou mais sistemas que de certa forma cruzem informações ou conversem entre si, ela possui uma estratégia de Omnichannel. 

O potencial do Omnichannel tem sido tão grande, que de acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers, consultoria internacional especializada em inovação, 42% dos consumidores consideram atributos de multicanalidade como fator importante na hora da compra.

Mas você deve estar querendo saber como na prática isso pode ajudar seu negócio, não é mesmo? Pensando nisso, listamos abaixo os principais benefícios que uma marca pode alcançar ao adotar estratégias para oferecer uma experiência omnichannel aos seus consumidores, confira: 

  • Melhora na experiência do cliente; 
  • Crescimento no LTV; 
  • Redução no CAC e na taxa de Churn; 
  • Aumento da satisfação consumidores; 
  • Gestão e análise de estoque integrados; 
  • E muito mais.

Como o Omnichannel pode impactar na Black Friday? 

Bom, agora que você já sabe quais os benefícios de contar com estratégias de omnichannel, fica mais fácil de entender o porquê desta metodologia ser tão importante para o aumento das vendas na Black Friday. É preciso sempre ter em mente que nos dias atuais a experiência do consumidor é fator decisivo para o sucesso de um negócio.

Quando falamos na Black Friday essa experiência é ainda mais importante. Afinal, não só as marcas que possuem alta expectativas com a data, para o consumidor a Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano. Por isso, conseguir oferecer uma experiência de compra satisfatória é imprescindível para os resultados de uma empresa, e o omnichannel tem um papel fundamental nesse objetivo.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela Google, 85% dos consumidores começam a compra em um canal e terminam em outro: o digital é a porta de entrada para a loja física. Ainda de acordo com a empresa, só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes.

E não só isso! Graças ao poder do Omnichannel as empresas têm a possibilidade de adotar estratégias de ship from store, por exemplo, que transforma as lojas físicas em centros de distribuição e garantem muito mais eficiência e agilidade nos processos de logísticas e entregas de um negócio. O que é um fator determinante na decisão de compra do consumidor.

Outra grande tendência para a Black Friday deste ano, que o Omnichannel permite realizar é a possibilidade de contar com estratégias de pickup on store, que nada mais é do que permitir que o consumidor compre um produto através de um canal online e faça a retirada em uma loja física. 

Portanto, todos esses artifícios proporcionados pelo Omnichannel colaboram para oferecer uma experiência de compra satisfatória para os usuários, o que contribui significativamente para o aumento de vendas na Black Friday. 

Conclusão:

Como vimos, o varejo brasileiro tem grandes expectativas com a Black Friday desse ano, a perspectiva é que a data seja ainda maior que em 2020. Com a retomada da economia, e a diminuição das restrições causadas pela pandemia, o evento tem tudo para ser um sucesso. 

Mas para isso, é fundamental que as empresas coloquem o cliente como elemento central de seu negócio. Só assim conseguirão atender as expectativas dos consumidores e consequentemente alcançar os resultados esperados com o evento. Portanto, contar com estratégias de Omnichannel é uma decisão que certamente irá contribuir para esse objetivo.

A Nexaas é uma empresa especializada em tecnologia omnichannel. Desenvolvemos soluções que permitem a integração de diversos sistemas em uma única plataforma. Para saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar o seu negócio na Black Friday, entre em contato com a gente.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Black Friday: 5 estratégias importantes para o evento

A Black Friday está chegando, e as expectativas dos consumidores são as melhores. Mas para que sua empresa tenha sucesso com a data é fundamental estar atento às exigências que os indivíduos vão priorizar em sua decisão de compra.   Introdução Uma das principais datas para o varejo nacional, a Black Friday movimentou mais de 4 bilhões de reais no último ano. Com o iminente fim da pandemia, retomada da economia e a volta das lojas…
Ver conteúdo

Ship From Store: como potencializar vendas na Black Friday?

A Black está chegando e tá todo mundo buscando formas de aumentar os ganhos com o evento. Um dos principais pontos que podem contribuir para esse objetivo é a adoção de estratégias que tornem os processos de logística mais eficientes. Nesse sentido, o Ship From Store tem se popularizado e chamado a atenção das grandes marcas. Introdução: Já comentamos aqui no blog, como as expectativas para Black Friday 2021 estão ainda maiores do que no…
tendencias black friday
Ver conteúdo

Black Friday 2021: confira as principais tendências

Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, a Black Friday tem se tornado cada vez mais importante para as empresas brasileiras. Por isso, é importante ficar atento às principais tendências que os consumidores vão priorizar em sua decisão de compra, para que assim sua marca alcance os resultados esperados com o evento. Introdução Completando 11 anos desde que chegou ao Brasil, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e das empresas, e…