Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Varejo
Varejo

Natal: dicas para encantar os clientes nesta data

Várias sacolas de presente juntas.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
09/dez/2021

Uma oportunidade única de cativar e fidelizar seu público

O natal é a data comemorativa mais esperado do ano, onde a expectativa das empresas para aumentar suas vendas é sempre muito grande. Por isso, é fundamental que as marcas estejam prontas para oferecer encantar os clientes através de uma experiência de compra surpreendente.

Passado a Black Friday as empresas voltam sua atenção para a preparação para a data comemorativa mais importante do ano: o Natal. A data, que é uma grande tradição no país, movimento ano após ano bilhões de reais no varejo. Por isso, as marcas focam seus negócios em ações que contribuam para conquistar cada vez mais clientes.

Nesse sentido, a cada ano que passa as empresas varejistas buscam adotar estratégias para encantar seus consumidores, e consequentemente turbinar o seu faturamento antes do fim de ano. Quer saber algumas estratégias que podem ajudar sua empresa nesse objetivo? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje! 

A importância do Natal para o varejo

Antes de listarmos as dicas que sua empresa pode adotar para aumentar a satisfação dos seus consumidores com as compras natalinas, é preciso que você compreenda a importância que essa data tem para o varejo. Afinal, o Natal ainda é a data mais relevante do varejo, mesmo levando em conta as boas vendas da Black Friday.

Entra ano e sai ano, o Natal garante às grandes lojas do varejo o maior número de vendas durante o ano, com uma enorme margem sobre outros períodos do ano, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães. Historicamente, o Natal é a data mais importante do ano para o varejo, especialmente para as grandes redes varejistas, devido a tradição que a data representa para o brasileiro, onde a troca de presentes é um dos principais marcos do evento.

Para se ter uma ideia, segundo cálculos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a ocasião deve receber um aumento de 4,3% nas vendas em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja, estamos falando de uma movimentação de R$ 34,3 bilhões em consumo durante as vendas de Natal.

Vale lembrar que a data coincide com o pagamento do 13º terceiro, fator que favorece muito a procura dos consumidores pelo mercado. É uma data em que não importa se o consumidor é solteiro ou casado, adulto ou adolescente, pai ou mãe. Todo mundo (ou quase, para não generalizar também) participa de campanhas de Natal e compra ou recebe presentes de familiares, amigos e colegas de escritório.

Com números tão expressivos, que contemplam tanto o comércio eletrônico quanto as lojas físicas, fica fácil entender porque essa data é tão importante para o varejo nacional.

Dicas para encantar os clientes no Natal

Bom, agora que você já sabe a importância e o potencial que o Natal tem para as empresas brasileiras, sabe que não pode desperdiçar a chance de conquistar novos clientes. Mas para isso é fundamental estar pronto para atender as expectativas dos consumidores, e dessa forma encantá-los e fidelizá-los.

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas que sua empresa pode adotar para aumentar a satisfação dos seus clientes, confira as nossas dicas:

  • Tenha um negócio Omnichannel:
    A dica mais importante para que sua empresa conquiste os consumidores no natal é sem dúvida se tornando omnichannel. Aqui no blog, já falamos como essa estratégia é fundamental para que as empresas continuem competitivas no mercado. 
    Afinal, hoje o consumidor espera uma experiência integrada entre todos os canais de vendas que a empresa esteja inserida. Portanto, se tornar Omnichannel mais do que uma dica é uma necessidade que as marcas precisam atender para encantar seus clientes.
  • Ofereça boas condições de frete e entrega:
    Outro fator de extrema importância para garantir a satisfação do consumidor tem a ver com as condições de logística oferecidas pelas empresas para os clientes. Hoje já sabemos que um dos principais motivos que levam um indivíduo a abandonar um carrinho de compra antes de efetivá-la é opções de frete que não sejam compatíveis com suas expectativas. 

    Por isso, para encantar os clientes é fundamental que as organizações tenham uma boa gestão e controle de estoque e consigam adotar novas estratégias de logística que possibilitem aumentar a comodidade dos consumidores, como o clique retire, ship from store, dark stores e outras.
  • Coloque o cliente como foco central:
    Colocar o cliente como elemento central do seu negócio é uma atitude que sem dúvida fará uma grande diferença para seu negócio, não só no Natal como durante todo o ano. É sempre bom ressaltarmos que hoje o consumidor espera mais do que bons produtos, preços e serviços. 

    Para conquistar de verdade um consumidor, ele precisa ter uma experiência positiva em todos os pontos de contato com a empresa, e isso só é possível quando a empresa tem uma cultura Customer Centric.
  • Tenha uma estratégia pós-venda:
    É importante lembrar que o fechamento da compra não deve marcar o fim do relacionamento com o cliente, mas sim a entrada em uma nova fase. Aquele consumidor que foi à uma loja no Natal ou se tornou um usuário do aplicativo da marca durante o período pode vir a ser um cliente fiel, basta alimentar esse relacionamento.

    Portanto, após o período do Natal, use ações de marketing, como o envio de anúncios direcionados ao perfil de cada um. O objetivo é engajar o consumidor e mostrar a ele que pode encontrar outros produtos interessantes ali. Da mesma forma, é possível enviar SMS com código de desconto, trazendo novamente o consumidor para o seu site e loja física, aumentando as chances de conversão em vendas.

Conclusão

Bom, como vimos o Natal é uma data de grande importância para as empresas brasileiras. Mas para que as marcas consigam ter sucesso na data é fundamental estar preparada para atender os anseios e as expectativas dos consumidores. Hoje, mais do que oferecer boas promoções é essencial que a experiência do consumidor seja positiva para que ele fique satisfeito.

Nesse sentido, é imprescindível que seu cliente esteja no foco central do seu negócio. Por isso, contar com as ferramentas certas e os recursos necessários para oferecer uma experiência de compra rica e integrada em todos os seus canais de vendas é um passo essencial para encantar os consumidores. E é dessa maneira que a Nexaas pode ajudar sua empresa, quer saber como? Acesse nosso site e fale com um dos nossos consultores.

Posts relacionados

Ícone Calendário
10/11/2023

Unified Commerce: tendência para revolucionar o varejo

Ícone Calendário
21/nov/2021

Como o gerenciamento de estoque pode otimizar as vendas no varejo

Ícone Calendário
24/jul/2023

Quais são as vantagens de um sistema integrado para a gestão de processos do seu varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.