A oferta de desconto é uma estratégia bastante popular e uma das formas mais eficazes que as empresas utilizam para aumentar suas vendas. Mas para que esse tipo de ação dê certo é preciso muita atenção, e uma gestão de desconto eficiente.

Introdução:

Não é uma novidade para empresas varejistas oferecer boas ofertas e promoções para seus consumidores com objetivo de aumentar as vendas e atrair novos clientes. Porém para que essa estratégia dê certo, e realmente seja benéfico para a empresa é fundamental que haja uma preparação e gestão de descontos eficientes.

Quando pensamos na Black Friday, principal evento promocional do ano, esse planejamento é ainda mais importante para que as empresas alcancem resultados positivos. Mas você já sabe como fazer isso? Não? Então siga conosco, pois é sobre isso que falaremos neste artigo.

O que é Gestão de Desconto?

Bom, antes de você saber como realizar uma gestão de desconto, para oferecer boas ofertas aos consumidores, é preciso que entenda exatamente o que é isso. Portanto, a gestão de desconto é uma ferramenta para que as empresas consigam planejar, definir o tipo de desconto, qual melhor momento para isso e mais.  

É bom lembrar que oferecer promoções é uma tática antiga e muito utilizada pelas empresas, já que os clientes são chamados pelos valores atrativos oferecidos pelo estabelecimento e o vendedor ainda lucra com isso, essa estratégia é benéfica para ambas as partes do negócio.

Mas engana-se quem pensa que para praticar essa estratégia basta reduzir o preço de seus produtos e serviços, sem analisar diversos fatores que contribuem para que a empresa tenha uma margem de lucro positiva. Então, é fundamental entender que o desconto é uma estratégia e por isso deve ser tratada como tal, com organização, planejamento, fiscalização, etc. E é exatamente essa a tarefa do gerenciamento de descontos.

Portanto, se você se questiona qual é o principal passo para que as empresas tenham sucesso ao oferecer descontos, a resposta é simples: planeje! Isso é imprescindível para possuir uma política de descontos que haja um alinhamento entre a missão, o planejamento e as estratégias relativas às ofertas de vendas. Lembre-se que oferecer um de descontos é relativamente fácil, mas para ele funcionar e gerar receita para a empresa, precisa ser sempre bem pensado.

Dicas para uma gestão de desconto eficiente

Bom, agora que você já sabe o que é gestão de descontos, provavelmente deve tá querendo saber como fazer isso da maneira correta, não é verdade? Antes de mais nada, é preciso que você tenha em mente que não existe uma receita de bola, muito menos uma fórmula mágica. Porém, a boa notícia é que existem alguns passos que podem contribuir para que você realize uma gestão de descontos eficiente. 

Pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas para que sua empresa tenha sucesso ao oferecer descontos aos consumidores, confira:

  • Calcule seu percentual de venda e lucro:
    Um dos primeiros passos que as empresas precisam dar para realizar uma gestão de descontos eficiente é calcular qual é sua margem de venda, para que assim consiga estipular qual será seu percentual de lucro ao realizar certas promoções. Essa análise é fundamental para que as empresas consigam equilibrar suas contas, e possibilitar ofertas que sejam atrativas para os consumidores e lucrativas para a empresa.
  • Monitore sempre seus concorrentes:
    Outra dica importante para realizar uma gestão de desconto eficiente é estar atento ao que acontece na concorrência. Esse acompanhamento é uma peça chave para que as empresas consigam oferecer ofertas atrativas para os consumidores que sejam competitivas em relação aquilo que tem sido oferecido no mercado. De nada vale vender o mesmo produto, com desconto, em que a concorrência pratica um preço inferior. Portanto, acompanhe para conseguir se destacar.
  • Precifique corretamente:
    Como comentamos acima, realizar a gestão de estoque é fundamental para garantir que essa estratégia dê certo. Um dos pontos principais nessa tarefa é conseguir precificar corretamente os descontos que serão ofertados aos consumidores. Mesmo que os descontos possam aumentar significativamente as suas vendas, isso não significa que você vai aumentar sua receita. Portanto, é fundamental que a empresa consiga calcular o valor correto que pode oferecer de desconto aos consumidores. Lembre-se, a estratégia tem o objetivo de aumentar a margem de lucro, e não apenas aumentar as vendas.
  • Avalie os gastos com as promoções:
    Além de considerar o percentual de venda e a margem de lucro, também é preciso contabilizar os gastos extras com a criação e gestão das campanhas. O tempo investido e os recursos envolvidos (humanos e/ou tecnológicos), assim como os gastos extras com publicidade e marketing. Eles devem ser contabilizados na gestão de descontos, para que o lucro não seja perdido.
  • Crie uma cultura de monitoramento de resultados:
    Outro passo essencial para que as empresas tenham sucesso ao utilizar a estratégia de descontos é criar uma cultura de monitoramento de resultados. Isso porque, esse monitoramento vai permitir que a organização entenda o comportamento dos seus consumidores, e valide se suas ações promocionais têm gerado os resultados esperados com a ação.

Conclusão:

Como vimos, oferecer descontos é uma estratégia utilizada há anos, pelas mais variadas empresas do mundo. Porém, para que essa ação realmente seja positiva e traga os resultados esperados pelas organizações é fundamental que seja encarada como uma verdadeira estratégia organizacional.

Nesse sentido, é necessário que as empresas tenham uma gestão de desconto eficiente, analisando todos os fatores que podem proporcionar que a marca alcance uma boa margem de lucro. Para isso, é fundamental contar com os recursos e ferramentas que facilitem sua operação de vendas. 

A Nexaas possui uma plataforma de OMS, que permite concentrar toda a gestão de pedidos em um só local, dando muito mais eficiência ao processo e gestão de descontos, de diferentes canais de vendas. Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Acesse nosso site, e fale conosco!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Omnichannel: como a estratégia pode ajudar na Black Friday

As expectativas para a Black Friday 2021 têm sido animadoras, afinal, a data promete um aumento na intenção de compra dos consumidores de quase 15% em relação ao ano passado. Porém, para que o evento alcance os resultados esperados é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências de mercado, uma das mais importantes para o varejo é o Omnichannel. Introdução: Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday, as empresas brasileiras começam…
Ver conteúdo

Monjuá contrata a Nexaas para acelerar a transformação digital

Monjuá, fast fashion de vestuário do Rio Grande do Sul contrata a Nexaas para acelerar a transformação digital A Monjuá, rede de lojas de vestuário com sede em Três Passos, RS, firmou parceria com a Nexaas para fortalecer sua operação e torná-la mais eficiente.  A marca, fundada em 1964, possui 75 lojas próprias espalhadas por todo o estado do Rio Grande do Sul e mais de 800 colaboradores.  A solução proposta recebe os pedidos de…
tendencias black friday
Ver conteúdo

Black Friday 2021: confira as principais tendências

Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, a Black Friday tem se tornado cada vez mais importante para as empresas brasileiras. Por isso, é importante ficar atento às principais tendências que os consumidores vão priorizar em sua decisão de compra, para que assim sua marca alcance os resultados esperados com o evento. Introdução Completando 11 anos desde que chegou ao Brasil, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e das empresas, e…