Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o monitoramento e armazenamento de cookies em seu dispositivo para ajudar a nossa equipe de marketing, melhorar a sua navegação e a nossa análise do site. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.
Cookie Icone
Omnichannel
Omnichannel

Entenda os desafios da franquia omnichannel

Demonstra uma pessoa administrando uma rede de conexões.
Por
Nexaas
Ícone Calendário
23/ago/2021

A omnicanalidade chegou para ficar, aproveite os benefícios dessa estratégia!

O varejo tem passado por uma grande transformação digital. Desde o início da pandemia, as mudanças imaginadas para acontecer ao longo de cinco anos aconteceram em cinco meses. Muitos negócios fecharam suas portas e quem sobreviveu precisou se adaptar aos novos tempos.

A crise sanitária acarretou uma mudança de comportamento do consumidor. Além do preço, que sempre foi importante, o cliente passou a se preocupar de forma significativa com a eficiência das marcas, principalmente no que diz respeito à agilidade nas entregas.

Impossibilitados de sair de casa e ir até uma loja física comprar uma mercadoria e levá-la na mesma hora, consumidores passaram a fazer suas compras on-line para receber em casa. A partir daí, a questão logística passou a ser o foco dos varejistas mais antenados.

A estratégia omnichannel é um modelo de negócio que propõe melhorar a experiência do consumidor e atendê-lo de forma eficiente, a partir da integração de todos os canais de venda. Mas em se tratando de franquias, como isso se dá? A realidade é que isso adiciona uma camada a mais de complexidade na operação.

A seguir, entenda os desafios para implementar a franquia omnichannel eliminando as barreiras entre o online e o offline para melhor atender ao novo consumidor.

A experiência de compra é omnichannel

Há muito tempo que promover uma experiência de compra agradável e conveniente para o cliente é algo importante, mas desde o início da pandemia isso se tornou primordial. Consumidores estão cada vez mais exigentes e parte dessa demanda é referente ao processo de expedição.

O novo consumidor deseja poder iniciar uma compra nos canais digitais e concluir na loja física e vice-versa. Isso implica ter uma operação verdadeiramente omnichannel, que integre lojas próprias e franqueadas, e que permita uma visão completa e compartilhada de todos os estoques.

Isso possibilita uma variedade de operações que trazem agilidade e eficiência para o negócio, como poder trocar um produto comprado no e-commerce em uma loja física. A retirada na loja ou o despacho a partir da loja são outras formas de ter mais agilidade nas entregas e diminuir custos de frete.

Essas estratégias são cada vez mais utilizadas e trazem inúmeros benefícios a todos os envolvidos. Para o cliente, a conveniência de comprar em qualquer canal e receber da maneira mais cômoda. Para o varejista/franqueado, um cliente fidelizado e um aumento nas vendas de canais digitais.

As franquias, se bem estruturadas, podem e devem ser aliadas nesses processos. O desafio é como fazê-lo, levando em consideração os desafios tributários e tecnológicos.

Conciliação Financeira

Quando um cliente compra um sapato em uma loja própria no Rio de Janeiro e quer trocá-lo em uma franqueada em São Paulo, como se dá a conciliação financeira? Como tornar isso uma realidade para o varejo brasileiro? Esse gargalo tributário é uma das maiores dificuldades da franquia omnichannel.

Só com um sistema realmente integrado é possível fazer todos os cálculos tributários de cada loja ou franquia automaticamente. As plataformas omnichannel mais inovadoras do mercado possuem as regras de tributos atualizadas frequentemente e performam conforme localização e natureza da operação para possibilitar essas operações.

Para que a integração entre franquias e lojas próprias funcione é essencial rever os papéis de cada parte e compartilhar não só os estoques, mas também as estratégias e os ganhos, oferecendo ao cliente uma experiência harmônica, onde as barreiras entre o físico e o virtual ficam cada vez menos perceptíveis.

Inovação tecnológica

Todos os pontos de contato são igualmente importantes e devem passar a mesma sensação para o cliente: eficiência, agilidade, comodidade, são atributos exigidos pelo novo consumidor. Mas isso não acontece se os canais de venda não são integrados.

Lojas físicas, e-commerces, marketplaces, redes sociais, não importa o lugar, a experiência de compra tem de ser extraordinária. Vendas físicas vem cedendo um pouco do seu share para vendas feitas a partir de canais digitais e, como era de se esperar, a tecnologia tem sido um importante aliado na conquista desse novo desafio.

A inovação tecnológica no varejo é ainda pouco democrática, mas com a ferramenta correta é possível conciliar as necessidades dos varejistas com as exigências dos consumidores. A gestão do online com o offline deve acontecer de forma integrada, abrangendo o negócio como um todo, mas pode ser feita aos poucos.

O mercado hoje oferece uma gama de opções de sistemas para endereçar cada dor do varejista, desde gestão de estoque até logística, fiscal e de pagamento.  Além disso, pode-se encontrar plataformas focadas em setores específicos do varejo, como no caso das franquias.

Conclusão

A omnicanalidade chegou para ficar. O “compre no site e retire na loja”, o uso de dark stores para viabilizar entregas mais ágeis com custos menores , fazer trocas e devoluções descomplicadas em qualquer canal, ter estoques unificados entre franqueador e franqueadas, são estratégias de quem faz parte do varejo atual.

Canais de compra diferentes não concorrem entre si, pelo contrário, são complementares, como no caso dos franqueadores e franqueados, uma vez que os interesses são alinhados entre as partes. O e-commerce, seja ele do franqueador ou do franqueado, passa a ser integrado.

A omnicanalidade, quando associada à capilaridade de uma rede de franquias, tem a possibilidade de ser uma solução ímpar para as dificuldades logísticas enfrentadas diariamente pelo varejo, como o same day delivery, pickup in store, entre outros.

Tornar-se omnichannel é a resposta para a constante busca pela experiência de compra perfeita, mas mais que isso, é a única maneira de seguir no mercado.

Para saber mais sobre nossas soluções de integração e como elas podem auxiliar você a alcançar uma franquia omnichannel e ter relevância em um mercado em constante transformação, acesse nosso site.

Posts relacionados

Ícone Calendário
05/02/2024

Como o omnichannel pode transformar a jornada de compra do seu clientes

Ícone Calendário
18/01/2024

Digitalização do varejo: como usar a tecnologia a favor das vendas

Ícone Calendário
02/01/2024

Omnicanalidade: como essa estratégia impacta o varejo?

Banner: Conecte os canais de venda e melhore a experiência do seu cliente. Solicite uma proposta.

Quer ficar por dentro de novidades? Assine a nossa newsletter

Obrigado por assinar nossa newsletter
Oops! Something went wrong while submitting the form.