Dark Stores são lojas usadas como pequenos centros de distribuição, onde são armazenados os produtos que foram comprados online. Nesse local também são realizadas a separação e distribuição deles.

Introdução:

Não é novidade para ninguém que a competitividade entre as empresas está cada dia maior. Hoje, com os consumidores cada vez mais exigentes, as empresas que desejam se destacar e sair na frente da concorrência precisam estar atentas às necessidades que estão sendo priorizadas pelos indivíduos. 

Uma das principais questões nesse sentido, sobretudo quando tratamos de compras online, tem sido a alta exigência para que as empresas ofereçam serviços instantâneos de entregas e processos de logística. Nesse sentido, uma das estratégias que mais vem se popularizando no mercado é a adoção das Dark Stores. Você já sabe do que isso trata e quais os benefícios da adoção dessa estratégia para seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos nesse post.

Entenda o que são as Dark Stores

Para que você entenda o porquê as Dark Stores estão se popularizando no mercado e os benefícios que essa estratégia pode trazer para seu negócio é preciso que compreenda exatamente o que isso significa. Bom, em uma tradução livre, Dark Stores significa “loja escura”.  Dê primeira isso pode não fazer muito sentido, mas entendendo seu conceito fica mais fácil de entender.

Isso porque, uma dark store nada mais é do que uma loja de portas fechadas para o público — e é daí que vem a expressão “loja escura”. Portanto, de forma simplificada podemos dizer que as Dark Stores são lojas usadas como pequenos centros de distribuição, onde são armazenados os produtos que foram comprados online. 

Ou seja, Dark Store nada mais é do que um local exclusivo para armazenar, estocar e separar os produtos vendidos por canais online. São espaços menores e geralmente localizados dentro do perímetro urbano, diferentemente dos CD’s. Assim, graças à proximidade com o comprador, ele poderá ter o item em mãos no mesmo dia em que realizar a compra

Portanto, as Dark Stores têm como objetivo dar mais eficiência ao processo de entrega de um produto, sendo locais onde são realizadas a separação e distribuição deles. A diferença das Dark Stores para centro de distribuição é que, nesse novo formato, a estrutura física é menor e também é melhor localizada.

Os benefícios das Dark Stores para seu negócio

Bom, agora que você já sabe o que são Dark Stores, deve estar querendo saber quais são os benefícios diretos que adotar essa prática pode trazer para seu negócio. Nesse sentido, é importante que você tenha em mente que a principal vantagem que sua empresa terá ao adotar uma Dark Store é dar mais eficiência aos processos de logística da marca. 

Mas não é só isso, há outros diversos benefícios que são gerados com essa estratégia. Abaixo listamos os principais deles, confira:

  • Maior agilidade na entrega de produtos:

Uma das principais vantagens que uma empresa irá gerar ao fazer uso de Dark Stores é o aumento na agilidade na entrega de seus produtos. Como falamos acima, as Dark Stores geralmente ficam localizadas em grandes centros urbanos, isso aproxima o cliente do seu produto, o que acaba gerando muito mais agilidade no processo de entrega.

  • Aumenta na eficiência operacional:
    Outro grande benefício ao incluir as Dark Stores como parte do processo logística de uma empresa é o aumento na eficiência operacional que isso gera. Isso porque, como esses locais são estruturados exclusivamente para o armazenamento e distribuição de produtos, isso gera um ganho de eficiência na operação da sua empresa, que trabalhará focado para agilizar a entrega dos pedidos.

  • Melhor controle de estoque:
    A melhora no controle de estoque é outro ponto positivo alcançado com as Dark Stores. Isso devido ao fato de serem menores que um centro de distribuição, portanto há mais facilidade para controlar os níveis de estoque. Além de que, para que as Dark Stores realmente funcionem é preciso contar com tecnologias para fazer a gestão e monitoramento dos estoques em tempo real. Essas ferramentas geram inteligência logística, e mostram por exemplo, quais produtos já estão acabando, para evitar possíveis rupturas.

  • Melhores processos de logística:
    Como foi dito, o principal objetivo ao adotar Dark Stores é aumentar a eficiência dos processos de logística de uma empresa. Ao fazer uso da estratégia é possível que uma marca suporte demandas de várias lojas dentro daquele perímetro geográfico. Como elas não são abertas ao grande público, fica mais fácil atender um número maior de entregas, inclusive fornecendo mais opções de entrega ou retirada para seus clientes.
  • Aumento na satisfação do cliente:
    Todos os benefícios citados acima contribuem para a maior vantagem que as Dark Stores podem trazer indiretamente para um negócio, que é o aumento na satisfação do cliente. Hoje, com consumidores cada vez mais exigentes no quesito experiência, é fundamental fornecer maneiras de tornar essa experiência mais positiva, e o uso da Dark Stores contribui significativamente para esse objetivo.

Conclusão

Como vimos, os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação à experiência de compra que recebem. Um dos principais fatores que pode contribuir para oferecer uma experiência positiva é a facilidade de entrega de produtos. 

Portanto, quanto mais estratégias que possibilitem aumentar a eficiência na logística de uma empresa melhor. Nesse sentido, as Dark Stores são uma excelente alternativa, afinal a estratégia da muito mais comodidade e agilidade para que o consumidor tenha seu produto de forma instantânea. É importante ressaltar, que não basta apenas abrir uma Dark Store. Para que a estratégia de fato dê certo, é preciso contar com uma plataforma robusta, que conte com os recursos necessários para integrar os canais de vendas, sistemas e estoque. É assim que a Nexaas pode ajudar. Quer saber mais acesse nosso site.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Plataforma omnichannel: Nexaas lança sistema com foco no mercado de dark stores

O Nexaas.Omni, plataforma de gestão omnichannel da Nexaas, acaba de ser lançada para possibilitar estratégias como Clique e Retire (pickup on store) e Despacho a partir da Loja (ship from store), extensamente utilizadas em Dark Stores. A missão é responder a uma tendência que cresce exponencialmente no Brasil e no mundo: mais agilidade nas entregas sem abrir mão de um bom custo benefício para o consumidor final. Um dos assuntos mais abordados no varejo atual,…
Ver conteúdo

4 dicas para uma gestão de estoque eficiente

Ter um controle de estoque eficaz é fundamental para evitar desperdícios, seja pelo excesso ou pela escassez de mercadorias. Veja abaixo algumas dicas de como fazê-lo de maneira adequada. Uma gestão de estoques adequada é essencial para controlar a entrada e saída de mercadorias em uma operação de varejo. Sem isso, todo processo se torna passível de falhas, gerando o acúmulo de alguns produtos e escassez de outros. A consequência dessa falta de controle é,…
Ver conteúdo

Estratégia de Pickup in Store avança no Brasil e no mundo

Saiba como melhorar a experiência do consumidor utilizando estratégias omnichannel Faz parte da experiência do consumidor omnichannel ter uma jornada de compra encantadora e descomplicada na sua totalidade. Para que isso ocorra é preciso que os pontos de contato e comunicação entre loja e consumidor se ampliem cada vez mais. Porém não é a quantidade de canais que vai definir a melhor experiência de compra e sim, a qualidade dessa experiência. Uma das grandes questões…