As expectativas para a Black Friday 2021 são as melhores possíveis, o potencial de venda que as marcas terão neste ano tem deixado os varejistas altamente animados com o evento. Mas para isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas e prontas para superar os desafios que a data impõe ao mercado.

Introdução

A Black Friday é uma data tradicionalmente conhecida e popularizada pelas boas promoções oferecidas pelas marcas, onde o principal fator de escolha na hora que um consumidor vai efetivar uma compra está ligado a um bom desconto. Porém, nos dias atuais, é preciso mais do que isso para conquistar um cliente.

Com as mudanças no comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente em relação a experiência que recebe, outros quesitos são importantes na decisão de compra de um indivíduo, como por exemplo as condições de entrega oferecidas pelas empresas. 

Quer saber o porquê esse é um dos temas mais desafiadores para que as marcas tenham sucesso na Black Friday? Então continue conosco, pois falaremos sobre isso neste post.

Entenda a importância do planejamento de estoques na Black Friday

Bom, para que você entenda porque cuidar da logística na Black Friday é fundamental para as ambições do comércio, é preciso que você entenda o que essa data representa no mercado nacional. 

A Black Friday é hoje um dos eventos varejistas mais aguardados do ano, tanto pelos consumidores que esperam boas condições de compra, quanto para as empresas que desejam aumentar o faturamento e o número de vendas no final do ano. Com isso, apesar de ser uma data promocional de curta validade, há um elevado número de pedidos e compras. 

Com um volume intenso de vendas, é bastante comum acontecer atrasos, ter problemas no estoque e outras falhas nos processos de logística de uma empresa que prejudicam a experiência do seu cliente.

É por isso que em eventos como a Black Friday as empresas precisam estar preparadas para realizar um planejamento de estoque eficiente. Isso sem dúvida, será um fator determinante para que a marca tenha um bom desempenho de vendas. 

Para você ter uma ideia da importância da entrega durante a liquidação, na edição 2020, o site Reclame Aqui registrou mais de 173 mil reclamações de recebimentos em atraso, um aumento de 68,6% em relação a Black Friday 2019.

Um estudo da Bain & Company, mostra outro dado que reforça a importância que o planejamento de estoques representa, sobretudo nessas datas de maior procura pelo consumidor. No estudo, a empresa apresenta que uma redução de 35% nos erros de previsão dos estoques leva a um aumento de 60% na produtividade do negócio e lucros 10% maiores. 

5 estratégias para tornar o controle de estoque mais eficiente

Bom, como vimos, o planejamento de estoque é um fator determinante para que uma empresa tenha sucesso na Black Friday. Hoje, mais do que oferecer bons descontos, é preciso estar preparado para garantir uma boa experiência de compra aos consumidores, ainda mais em um momento onde o mercado está aquecido. 

Mas você deve estar se perguntando como conseguir superar esse desafio, não é verdade? Pensando nisso, listamos abaixo algumas estratégias que sua empresa pode pensar em adotar que certamente vão garantir processos de logísticas muito mais eficientes, confira:

  • Integre seus sistemas e canais de vendas:
    Integrar seus sistemas e canais de vendas é um passo fundamental para conseguir ter um planejamento eficiente no estoque da sua empresa. Fazendo uso dessa estratégia, sua empresa conseguirá ter uma visão completa do que pode oferecer ao consumidor. Sem que cometa falhas, por contar com um produto que não há em estoque.
  • Possibilite a retirada direto na loja:
    Outra alternativa para melhorar a experiência de compra do consumidor com relação aos processos de logística é adotando estratégia de clique e retire. Ao utilizar essa facilidade, clientes que compram online e optam por retirar o produto na loja física economizam no frete, têm o produto mais rapidamente em mãos e ainda têm a vivência de loja.

  • Adote estratégias de Ship From Store:
    Outra estratégia que tem se popularizado no mercado, e pode ser uma excelente alternativa para sua empresa aumentar a eficiência nos seus processos de logística durante a Black Friday, é a possibilidade de adotar estratégia de Ship From Store. Isso é, fazer uso do estoque de sua loja para atender aos pedidos vindos de qualquer canal, por exemplo, o site.

  • Adote Dark Store em seu negócio:
    As Dark Stores oferecem aos compradores recursos e opções, como a compra de produtos online, entrega no mesmo dia ou retirada na loja. Isso contribui de maneira significativa para agilizar o processo de entrega de pedidos, e aumentar ainda mais a comodidade dos consumidores que optam por comprar produtos de forma online.
  • Ofereça uma experiência Omnichannel:
    Talvez a maior estratégia que sua empresa deve adotar para melhorar seus processos de logística passa por ser Omnichannel. Isso permite que você adote todas essas outras alternativas que listamos acima, e mais do que isso contribuem diretamente para que o consumidor tenha uma experiência positiva independente do contexto ao que ele esteja inserido. Portanto, se você deseja ter sucesso na Black Friday não deixe de ser omnichannel. 

Conclusão

Ao longo desse conteúdo vimos como a Black Friday tem um grande potencial para que as empresas aumentem suas vendas. Porém, com os consumidores cada vez mais exigentes, é preciso mais do que oferecer boas ofertas promocionais. Para que uma marca tenha sucesso na data é fundamental oferecer uma excelente experiência de compra, e o planejamento de estoque tem um papel essencial nesse sentido.

Superar esse desafio, e conseguir oferecer processos de logísticas eficientes sem dúvida será um passo importante para garantir a satisfação dos consumidores. Apesar de isso não ser uma tarefa tão simples, seguindo os passos que listamos já é possível agilizar significativamente os processos de entrega de uma empresa. A Nexaas possui soluções inovadoras, que têm ajudado as empresas a adotar essas estratégias e garantir um controle de estoque muito mais eficiente. Quer saber como podemos ajudar sua empresa a superar desafios relacionados a esse tema? Acesse nosso site e fale conosco!

9 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Gestão de desconto: dicas para promoções de sucesso

A oferta de desconto é uma estratégia bastante popular e uma das formas mais eficazes que as empresas utilizam para aumentar suas vendas. Mas para que esse tipo de ação dê certo é preciso muita atenção, e uma gestão de desconto eficiente. Introdução: Não é uma novidade para empresas varejistas oferecer boas ofertas e promoções para seus consumidores com objetivo de aumentar as vendas e atrair novos clientes. Porém para que essa estratégia dê certo,…
Ver conteúdo

Black Friday: entenda como vender em marketplaces pode ajudar na data

Cada vez mais perto da Black Friday 2021, a expectativa das empresas para aumentar suas vendas tem se tornado o principal foco de trabalho dos varejistas. Portanto, conhecer as melhores estratégias de como vender na Black Friday é fundamental para se preparar para a data. Introdução: Já comentamos aqui no blog, sobre a importância que a Black Friday tem para o faturamento anual das empresas do varejo. Sendo uma das datas mais importantes para o…
Ver conteúdo

Ship From Store: como potencializar vendas na Black Friday?

A Black está chegando e tá todo mundo buscando formas de aumentar os ganhos com o evento. Um dos principais pontos que podem contribuir para esse objetivo é a adoção de estratégias que tornem os processos de logística mais eficientes. Nesse sentido, o Ship From Store tem se popularizado e chamado a atenção das grandes marcas. Introdução: Já comentamos aqui no blog, como as expectativas para Black Friday 2021 estão ainda maiores do que no…