No caso da indústria de brinquedos, é ainda mais importante encantar o cliente, que é a criança, oferecendo uma experiência incrível, onde é possível tocar nos produtos, testá-los e vivenciar plenamente a experiência de loja, e isso é algo que só pode acontecer desta maneira, no espaço físico.

Introdução

Como qualquer outra indústria, o mercado de brinquedos também sofre as consequências de mudanças que ocorrem no mundo, sejam elas tecnológicas, comportamentais ou advindas de decisões políticas. 

E, para se manter no mercado, os varejistas precisam estar sempre atualizados sobre essas movimentações para que possam fazer os devidos ajustes e seguir crescendo.

Porém, ao contrário de outros segmentos, os brinquedos parecem não padecer tanto com a alta dos preços, o que faz com que esses itens sempre  tenham um bom desempenho em datas como o dia das crianças e o Natal. 

Como a experiência de compra nesta indústria tem se transformado?

Até dois anos atrás, pelo menos no Brasil, era um tanto incomum comprar certas coisas pela internet, como roupas ou brinquedos. O consumidor costumava se dirigir até a loja ou shopping para experimentar, olhar, pegar, para só então, comprar. 

Mas, isso mudou e hoje existem outros pontos de contato que permitem essa interação da loja com o cliente, facilitando a jornada. Hoje, o consumidor não precisa sair de casa para adquirir um produto e recebê-lo dentro de algumas horas ou retirá-lo na loja mais próxima, isso pode ser feito, literalmente, com alguns cliques no celular.

A experiência de compra omnichannel também mudou a forma como se compra na loja física. Ao invés de serem abordados por um monte de vendedores ávidos para fechar vendas, algumas lojas têm centrais de autoatendimento oferecendo uma maior conveniência aos clientes.  

Assim, evita-se filas e espera desnecessárias, além de aumentar a rotatividade do espaço, algo que funciona muito bem em datas de grande movimentação de pessoas nas lojas.

O papal dos vendedores se transformou em um tipo de consultoria. É o cliente que aborda o consultor no caso de dúvidas sobre produtos e, tão ou mais importante do que realizar a compra, para o cliente, é a experiência na loja, que precisa ser positiva.

No caso da indústria de brinquedos, é ainda mais importante encantar o cliente, que é a criança, oferecendo uma experiência incrível, onde é possível tocar nos produtos, testá-los e vivenciar plenamente a experiência de loja, e isso é algo que só pode acontecer desta maneira, no espaço físico.

Mas, a conveniência vai além do autoatendimento. Com sistemas integrados, a experiência omnichannel permite comprar uma mercadoria no e-commerce e trocar na loja física, ou devolver um produto com muito mais facilidade, tanto para o cliente, quanto para o dono da loja.

A omnicanalidade permite que o estoque da loja física seja vendido para pedidos online e despachados para o cliente, que é o Ship from Store. Isso faz girar o estoque e deixar todo o processo de vendas mais ágil e dinâmico.

O inverso também é possível: comprar algo na loja física a partir do estoque do e-commerce, de uma filial ou dark store. O segredo do sucesso dessas operações omnichannel é ter a plataforma ideal, que integre tudo que o negócio precisa, da melhor maneira possível, além de dar escolhas ao cliente no que diz respeito a prazos e preços de frete, por exemplo.

O modelo de Pickup in Store, que é a opção de comprar online e retirar na loja, oferece ao cliente mais rapidez para ter o produto em mãos. Já as Dark Stores, que são, basicamente, galpões fechados para o público onde fica guardado o estoque de uma loja, são estrategicamente localizados para diminuir a distância entre cliente e mercadoria.

A omnicanalidade, principalmente relacionada à logística, oferece uma gama de soluções para otimizar a operação e melhorar a jornada de compra do cliente, o que gera aumento nas vendas, menor ruptura de estoque, mais satisfação dos clientes e uma operação mais eficiente como um todo.

Ter um sistema que integre todas as etapas da jornada de compra, dando segurança ao lojista de que os dados estão corretos para que o negócio cresça e evolua de maneira sustentável é imprescindível.

O Nexaas.Omni é este sistema. Pensada para agregar as necessidades de cada operação, de maneira ágil, porém simples, automatizando processos e eliminando falhas humanas onde é possível fazê-lo.

A plataforma omnichannel da Nexaas inova ao evoluir junto com o cliente e às tendências mundiais de varejo, integrando vendas, produtos, clientes, estoques, relatórios gerenciais, módulos fiscais, contábeis, tudo em tempo real e na nuvem.

Oferecer sempre a melhor experiência para o público só é possível com todas essas funcionalidades e também evoluindo junto com o negócio, integrando novos módulos conforme necessidade, se adequando às novas tendências e demandas. Para saber mais sobre como a Nexaas pode ajudar o seu negócio a crescer, conheça nossas soluções aqui.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Malwee fecha parceria com a Nexaas para Omnichannel para todas as operações B2C

Fundado em 1968 e com 4,5 mil colaboradores, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo, presente em todo o país por meio de 25 mil pontos de vendas multimarcas e 40 lojas monomarca. Unindo moda, inovação e sustentabilidade, a Malwee adotou a tecnologia da Nexaas para atender todas as lojas e franquias de todas as suas marcas. O início da história começou com…
Ver conteúdo

Nexaas anuncia parceria com Shopee

O marketplace líder no Brasil passa a oferecer a plataforma Nexaas.Omni para seus afiliados. A Nexaas, RetailTech brasileira, anuncia parceria com a Shopee, maior plataforma de comércio eletrônico do Brasil, que passa a oferecer a plataforma Nexaas.Omni aos seus afiliados. Agora, os afiliados da Shopee passam a ter acesso à uma plataforma omnichannel completa de gerenciamento de canais de vendas, produtos, estoques e clientes para os afiliados, sejam pessoa física ou jurídica. Com a parceria,…
Ver conteúdo

Entenda os desafios da franquia omnichannel

Como a integração de canais se tornou crucial para a expansão das franquias e as dificuldades para colocá-la em prática Introdução O varejo tem passado por uma grande transformação digital. Desde o início da pandemia, as mudanças imaginadas para acontecer ao longo de cinco anos aconteceram em cinco meses. Muitos negócios fecharam suas portas e quem sobreviveu precisou se adaptar aos novos tempos. A crise sanitária acarretou uma mudança de comportamento do consumidor. Além do…