Cada vez mais perto da Black Friday 2021, a expectativa das empresas para aumentar suas vendas tem se tornado o principal foco de trabalho dos varejistas. Portanto, conhecer as melhores estratégias de como vender na Black Friday é fundamental para se preparar para a data.

Introdução:

Já comentamos aqui no blog, sobre a importância que a Black Friday tem para o faturamento anual das empresas do varejo. Sendo uma das datas mais importantes para o consumo brasileiro, as marcas têm a cada ano investido mais em estratégias que possibilitem aumentar seus resultados.

Nesse sentido, ter uma presença digital forte e consolidada é uma das principais tarefas encontradas pelas organizações, e é exatamente dessa forma que os Marketplaces podem ajudar. Quer saber mais sobre o assunto, e descobrir como esses canais de vendas tem um grande potencial para aumentar as vendas da sua empresa na Black Friday? Então siga conosco, falaremos disso neste post!

Como os Marketplaces podem ajudar na Black Friday

Não é novidade que o comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos, mas não dá pra negar que a pandemia do coronavírus acelerou muito essa mudança. Mais do que isso, as restrições causadas pela covid solidificaram uma preferência dos consumidores por canais de vendas online. 

Nesse sentido, os marketplaces tiveram um papel fundamental para garantir que as marcas tivessem uma presença digital fortalecida, desde as pequenas empresas que ainda não vendiam pela internet, até grandes varejistas que contaram com o apoio desses canais para turbinar suas vendas.

Mas você deve estar se questionando como isso pode interferir na Black Friday, não é mesmo? A resposta é simples: tudo! Isso porque, um dos principais artifícios para que as empresas consigam faturar mais na Black Friday é ser multicanal. Ou seja, possuir diferentes canais de vendas para sua operação, e os marketplaces são um dos principais deles.

Com os consumidores cada vez mais exigentes a respeito da sua experiência de compra, não é mais só um diferencial que as empresas ofereçam opções digitais, isso hoje é uma necessidade de mercado.  Tratando de uma Black Friday, com esse novo perfil de consumo, isso é ainda mais importante.

Para que você tenha uma ideia, segundo pesquisas, no marketplace da B2W, o tráfego cresce 24% e o volume de vendas aumenta 19 vezes na Black Friday se comparado aos demais dias do ano. Portanto, não há dúvida que o canal tem um potencial grandioso de contribuir no evento promocional mais importante do ano.

Se pensar no ano de 2021, com o novo perfil de consumidor, esses números tendem a ser ainda maiores. Prova disso, é que segundo um estudo realizado pela Webshoppers, as vendas nos marteplaces representam 78% das vendas online do varejo no primeiro semestre de 2020. Traduzindo isso em números, isso se significa 30 bilhões do faturamento das empresas, uma expansão de 56% sobre o mesmo período de 2019. 

Portanto, em uma data caracterizada pelo alto volume de procura dos consumidores, o investimento nesses canais que contam com um grande tráfego de usuários pode ajudar significativamente nas vendas e garantir o sucesso de um negócio. 

As vantagens de vender em marketplaces

Como você pode notar acima, contar com o apoio de canais de vendas como marketplaces pode ser uma excelente alternativa para que as empresas consigam aumentar suas vendas na Black Friday. Porém, pensando em deixar isso ainda mais claro, listamos abaixo as principais vantagens que uma marca pode alcançar adotando marketplaces em seus negócios, confira:

  • Aumento de visibilidade para seus produtos:
    Esse talvez seja o maior benefício ao fazer uso de marketplaces em sua operação de vendas digitais. Isso porque, esses canais contam com um volume muito maior de clientes em potencial. São milhões de acessos diários que possibilitam que suas ofertas alcancem muito mais consumidores.
  • Maior número de negócios fechados:
    Bom, com aumento de visibilidade e tendo um alcance muito maior do que outros canais, as chances de mais clientes acabarem comprando seus produtos aumenta. Portanto, o investimento em marketplaces contribui para que as empresas obtenham um aumento significativo nos seus negócios fechados, e consequentemente em sua margem de lucro.
  • Facilidade para operação:
    Outra vantagem significativa para a adoção de Marketplaces tem relação com a facilidade que essas plataformas proporcionam aos varejistas, sobretudo para as empresas pequenas. Isso porque, esse canal já conta com toda estrutura necessária para que um lojista comece a vender em poucos passos.

  • Diversificação de público:
    Outra grande vantagem que os marketplaces podem resultar para uma empresa tem ligação com a diversificação do público que atende. Isso acontece porque esses canais têm como características atrair consumidores de diversos nichos, de diferentes perfis e variados comportamentos. Isso possibilita que um público diferente tome conhecimento e tenha acesso aos produtos.

  • Menos investimento em marketing:
    O investimento em marketing é outro ponto que pode ser reduzido ao adotar negociar seus produtos em markeplaces. Uma vez que essas plataformas lidam com compradores e vendedores, se eles forem bem-sucedidos em fornecer uma boa experiência de compra, ambas as partes provavelmente farão recomendações.

Conclusão:

Ao longo desse conteúdo, vimos como os consumidores estão cada vez mais inseridos no mundo digital. Portanto, ter uma loja online já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. Porém, mais do que estar presente no mercado digital, para que uma marca consiga ter sucesso é preciso ter uma presença digital consolidada. Por isso, contar com Marketplaces como um canal de venda é uma estratégia que pode fazer a diferença nas suas vendas.

Mas para isso, é fundamental contar com os recursos que possibilitem a integração dos seus sistemas e canais de vendas, só assim sua empresa conseguirá obter os resultados esperados com os marketplaces e garantir uma experiência de compra satisfatória aos seus consumidores. 

É assim que a Nexaas pode te ajudar! Com os recursos necessários, o Nexaas.Omni permite integrar diferentes sistemas, canais de vendas e inclusive estoque, o que é fundamental para o sucesso na Black Friday.

Quer saber mais como podemos ajudá-lo? Acesse nosso site, e fale conosco!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Controle de estoque: como superar o desafio na Black Friday

As expectativas para a Black Friday 2021 são as melhores possíveis, o potencial de venda que as marcas terão neste ano tem deixado os varejistas altamente animados com o evento. Mas para isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas e prontas para superar os desafios que a data impõe ao mercado. Introdução A Black Friday é uma data tradicionalmente conhecida e popularizada pelas boas promoções oferecidas pelas marcas, onde o principal fator de escolha…
tendencias black friday
Ver conteúdo

Black Friday 2021: confira as principais tendências

Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, a Black Friday tem se tornado cada vez mais importante para as empresas brasileiras. Por isso, é importante ficar atento às principais tendências que os consumidores vão priorizar em sua decisão de compra, para que assim sua marca alcance os resultados esperados com o evento. Introdução Completando 11 anos desde que chegou ao Brasil, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e das empresas, e…
Ver conteúdo

Ship From Store: como potencializar vendas na Black Friday?

A Black está chegando e tá todo mundo buscando formas de aumentar os ganhos com o evento. Um dos principais pontos que podem contribuir para esse objetivo é a adoção de estratégias que tornem os processos de logística mais eficientes. Nesse sentido, o Ship From Store tem se popularizado e chamado a atenção das grandes marcas. Introdução: Já comentamos aqui no blog, como as expectativas para Black Friday 2021 estão ainda maiores do que no…