A Black Friday está chegando, e as expectativas dos consumidores são as melhores. Mas para que sua empresa tenha sucesso com a data é fundamental estar atento às exigências que os indivíduos vão priorizar em sua decisão de compra.  

Introdução

Uma das principais datas para o varejo nacional, a Black Friday movimentou mais de 4 bilhões de reais no último ano. Com o iminente fim da pandemia, retomada da economia e a volta das lojas físicas, a expectativa é que esse número seja superado neste ano. Mas para isso é imprescindível que as empresas estejam atentas às exigências dos consumidores.

Uma das principais tarefas que as marcas terão que se preocupar é a necessidade de oferecer melhores processos de logísticas. Nesse sentido, é fundamental contar com algumas estratégias que podem impactar significativamente a decisão do consumidor. Quer saber quais são elas? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.

A importância da logística na Black Friday

Não é mais nenhuma novidade que a Black Friday é um dos eventos mais aguardados pelo varejo nacional. A data que é conhecida mundialmente, como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos, tem ganhado cada vez mais adeptos com o passar dos anos. 

Para se ter uma ideia, no último ano, o faturamento com a Black Friday ultrapassou a marca de 5 bilhões de reais, valor 31% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

Já neste ano, a expectativa é que o valor arrecadado com o evento seja ainda maior. Mas para isso é fundamental que as empresas estejam de olho nas tendências e exigências que os consumidores irão priorizar e serão o grande diferencial competitivo entre as marcas no período.

Não é segredo para ninguém que a experiência de compra dos indivíduos é um fator determinante para que as empresas tenham sucesso nos dias atuais, e quando tratamos da Black Friday essa experiência é ainda mais importante. Mas você sabia que um tema imprescindível para uma Black Friday de sucesso tem relação direta com a logística?

Com alto volume de pedidos no período, é comum que haja bastante problemas relacionados aos atrasos de entregas e aos processos de logística como um todo. Por isso, as empresas que desejam se destacar na Black Friday de 2021 precisam se atentar a este tema e estarem prontas para realizar entregas cada vez mais rápidas.

Mais do que isso, é importante ter em mente que os indivíduos estão cada vez mais voltados para marcas que oferecem entregas expressas. Prova disso, é que uma das principais causas para o abandono de carrinhos tem ligação com o tempo de frete que uma empresa oferece.

Portanto, investir em estratégias que tenham potencial de melhorar os processos de logística do seu negócio é sem dúvida uma atitude essencial para que sua marca alcance o sucesso esperado com a Black Friday.

Estratégias de logística para a Black Friday

Bom, entendido a importância da logística para a Black Friday fica claro o porquê as empresas precisam priorizar esse tema para se querem se destacar na data. Mas você deve estar se questionando como as empresas podem fazer isso e quais estratégias devem adotar para atingir esse objetivo, não é mesmo?

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais estratégias que estão dominando o mercado, e que sem dúvida ajudará sua empresa a melhorar os processos de logística, confira:

  • Seja Omnichannel:

A integração de todos seus sistemas e canais de venda é um fator determinante para conseguir melhorar os processos de logística de uma empresa. Portanto, se tornar Omnichannel é um passo que sua empresa deve tomar para conseguir gerenciar seus estoques independentemente de quantos lugares você costuma vender.

  • Ofereça opções de retirada na loja:

Dar ao seu cliente a possibilidade de retirar seus pedidos diretamente na loja é outra dica super valiosa para melhorar os processos de logística de uma empresa. Além de contribuir para que o consumidor tenha suas compras sem a espera da entrega, o artifício pode ajudar com que o cliente realize novas aquisições na loja física.

  • Adote estratégias de Ship From Store:

Aqui no blog já comentamos como as estratégias de Ship From Store vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado. Quando pensamos na Black Friday, esse modelo pode ser uma excelente alternativa para as empresas otimizarem seus processos de entrega. Isso porque, com o modelo é possível transformar suas lojas em mini centros de distribuição, o que pode agilizar significativamente a entrega de um produto.

  • Tenha um controle de estoques eficientes:

O controle de estoque é outra dica fundamental para que os processos de logística de uma empresa tenham sucesso na Black Friday. Mais do que uma estratégia em si, esse é um desafio que as empresas precisam estar prontas para enfrentar de modo geral. Por isso, contar com recursos que permitam integrar seus sistemas é um vital para conseguir ter um controle total de tudo que entra e sai do seu estoque.

  • Conte com as Dark Stores:

Com as Dark Stores, lojas que funcionam como um pequeno centro de distribuição, sua empresa conseguirá realizar as jornadas de armazenamento, separação e expedição de pedidos de forma muito mais rápida, eficiente e simplificada. Nesse sentido, adotar essa estratégia é outro passo fundamental para aperfeiçoar seus processos de entrega e logística.

Conclusão

Bom, como vimos, a Black Friday tem um papel fundamental para a arrecadação do varejo nacional, sendo um dos eventos mais aguardados do ano tanto pelas marcas quanto pelos consumidores. Porém, para que sua empresa alcance tudo aquilo que almeja é imprescindível conseguir superar as exigências do consumidor, sobretudo aos assuntos relacionados aos processos de logística.

Apesar de isso não ser uma tarefa tão fácil, adotando as estratégias certas e os recursos necessários sua empresa conseguirá simplificar esse processo, e oferecer muito mais comodidade para o consumidor.

Nesse sentido, contar com o apoio de empresas com a expertise da Nexaas é uma atitude que fará com que seu negócio tenha sucesso na data. Quer saber em mais detalhes como podemos ajudar sua empresa a superar os desafios de logística da Black Friday? Clique aqui.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Controle de estoque: como superar o desafio na Black Friday

As expectativas para a Black Friday 2021 são as melhores possíveis, o potencial de venda que as marcas terão neste ano tem deixado os varejistas altamente animados com o evento. Mas para isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas e prontas para superar os desafios que a data impõe ao mercado. Introdução A Black Friday é uma data tradicionalmente conhecida e popularizada pelas boas promoções oferecidas pelas marcas, onde o principal fator de escolha…
Ver conteúdo

Gestão de desconto: dicas para promoções de sucesso

A oferta de desconto é uma estratégia bastante popular e uma das formas mais eficazes que as empresas utilizam para aumentar suas vendas. Mas para que esse tipo de ação dê certo é preciso muita atenção, e uma gestão de desconto eficiente. Introdução: Não é uma novidade para empresas varejistas oferecer boas ofertas e promoções para seus consumidores com objetivo de aumentar as vendas e atrair novos clientes. Porém para que essa estratégia dê certo,…
Ver conteúdo

Black Friday: entenda como vender em marketplaces pode ajudar na data

Cada vez mais perto da Black Friday 2021, a expectativa das empresas para aumentar suas vendas tem se tornado o principal foco de trabalho dos varejistas. Portanto, conhecer as melhores estratégias de como vender na Black Friday é fundamental para se preparar para a data. Introdução: Já comentamos aqui no blog, sobre a importância que a Black Friday tem para o faturamento anual das empresas do varejo. Sendo uma das datas mais importantes para o…