Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, a Black Friday tem se tornado cada vez mais importante para as empresas brasileiras. Por isso, é importante ficar atento às principais tendências que os consumidores vão priorizar em sua decisão de compra, para que assim sua marca alcance os resultados esperados com o evento.

Introdução

Completando 11 anos desde que chegou ao Brasil, a Black Friday caiu no gosto dos consumidores e das empresas, e já é considerada o evento mais importante do comércio eletrônico do país. Por ser um evento que já está no “radar” da maioria dos consumidores, a cada ano aumenta a expectativa de crescimento no faturamento. 

Porém, para que as empresas tenham sucesso com a estratégia é preciso que estejam preparadas para atender às expectativas dos consumidores e consigam acompanhar as tendências do mercado. Mas você já sabe quais são as principais tendências da Black Friday 2021? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

A importância da Black Friday

Antes de falarmos sobre as tendências que irão dominar a Black Friday de 2021, é preciso que a gente entenda a importância dessa data para o comércio brasileiro. E para isso, é necessário que a gente entenda a origem da Black Friday e como ela se popularizou no país.

Marcada, tradicionalmente, para a última sexta-feira do mês de novembro de todos os anos, a Black Friday tem origem americana, onde as lojas, procurando os consumidores que desapareciam após o feriado de Ações de Graças, fazia grandes promoções de produtos de desejo e com isso, foi atraindo cada vez mais adeptos.

No Brasil, as primeiras edições do evento geraram certas polêmicas pois algumas empresas aumentaram os preços dias antes da data e ofertavam os descontos sobre os valores majorados, o que gerou a expressão ‘metade do dobro’. Além disso, problemas em sites e em fluxos de pagamento e entrega de produtos fizeram com que a data despertasse a desconfiança dos brasileiros.

Porém, com o passar dos anos muita coisa mudou e hoje a data já é um dos eventos mais aguardados tanto pelos consumidores, quanto pelas marcas que visam aumentar suas vendas no período. 

Para ser ter uma ideia, segundo a consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista, a Black Friday 2020 fechou com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce. Isso representa um aumento de 25,1% se comparado com o ano anterior, mesmo em um período de crise acarretado pela pandemia do Coronavírus.

O levantamento aponta ainda que foram mais de seis milhões de pedidos gerados, 15,5% superior a 2019, e um ticket médio de R$ 652, 8,3% maior do que no período anterior. Além disso, uma pesquisa feita pela área de Inteligência de Mercado da Globo mostra que 68% dos consumidores brasileiros costumam comprar na Black Friday.

Esses números mostram que ano após ano, o evento tem se tornado uma das maiores fontes de faturamento do comércio varejista, e por essa razão as empresas têm investido cada vez mais em estratégias que permitam aumentar suas vendas.

Tendências da Black Friday 2021

Bom, agora que você já entendeu a importância e o potencial que a Black Friday tem para as empresas brasileiras, devem estar querendo saber quais são as tendências que dominarão o mercado em 2021, não é mesmo? Pensando nisso, listamos abaixo as principais estratégias que as empresas precisam se atentar para acompanhar as expectativas dos consumidores, confira:

  • Foco no cliente:

Não é nenhuma novidade que vivemos na era da experiência, onde os consumidores estão dispostos a pagar até mais por um produto/serviço que ofereça uma experiência de compra satisfatória. Quando falamos da Black Friday, essa experiência tem se tornado ainda mais importante. Afinal, os clientes esperam que as marcas consigam suprir suas expectativas e anseios. Por isso, o investimento em ferramentas que proporcione um atendimento personalizado é uma grande tendência para a Black Friday de 2021.

  • Experiências Omnichannel:

Outra grande tendência para a Black Friday de 2021 é a necessidade de ser Omnichannel. Isso é, as empresas que querem se destacar no mercado precisam estar prontas para integrar seus sistemas e oferecer uma jornada de compra satisfatória para os usuários independente do canal escolhido. Ou seja, contar com plataformas que possibilitem conectar diferentes tecnologias é fundamental para garantir ao consumidor final uma experiência positiva tanto no mundo digital como nos seus canais físicos.

  • Boas condições de frete:

Você sabia que um dos principais motivos que levam um consumidor a abandonar um carrinho no momento de efetivar uma compra tem relação direta com o frete? Quando falamos da Black Friday, o frete é um fator ainda mais importante. Por isso, o investimento em estratégias que garantam sistemas de entregas mais eficientes é uma tendência que as empresas precisam se atentar. Estratégias como Ship From Store, por exemplo, permitem que tornar lojas físicas em mini centros de distribuição, e assim reduzir o tempo e custos de entregas para o consumidor.

  • Possibilite retiradas na loja:

Outra prática, que apesar de não ser nova, ainda é extremamente importante para as empresas na Black Friday de 2021, é a possibilidade de permitir que os consumidores retirem suas compras onlines em lojas físicas. Portanto, contar com estratégias de Pickup in Store é uma tendência que pode ser um grande diferencial para as empresas que desejam atrair consumidores na Black Friday de 2021.

Conclusão:

Como vimos, ao longo desse conteúdo, a Black Friday tem ganhado cada vez mais relevância no mercado brasileiro. Mas apesar disso, para que as empresas alcancem os resultados esperados com o evento é fundamental estar atentas às tendências que o mercado tem imposto às marcas. 

Nesse sentido, apesar de não ser uma tarefa tão simples, contar com plataformas de Omnichannel, como a Nexas.Omni é uma excelente alternativa para acompanhar as demandas do mercado e oferecer uma experiência de compra altamente satisfatória para os consumidores. Quer saber mais sobre como a Nexaas pode ajudar sua empresa a acompanhar as tendências do mercado para Black Friday? Assista agora esse vídeo!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar
Ver conteúdo

Controle de estoque: como superar o desafio na Black Friday

As expectativas para a Black Friday 2021 são as melhores possíveis, o potencial de venda que as marcas terão neste ano tem deixado os varejistas altamente animados com o evento. Mas para isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas e prontas para superar os desafios que a data impõe ao mercado. Introdução A Black Friday é uma data tradicionalmente conhecida e popularizada pelas boas promoções oferecidas pelas marcas, onde o principal fator de escolha…
Ver conteúdo

Omnichannel: como a estratégia pode ajudar na Black Friday

As expectativas para a Black Friday 2021 têm sido animadoras, afinal, a data promete um aumento na intenção de compra dos consumidores de quase 15% em relação ao ano passado. Porém, para que o evento alcance os resultados esperados é fundamental que as empresas estejam atentas às tendências de mercado, uma das mais importantes para o varejo é o Omnichannel. Introdução: Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday, as empresas brasileiras começam…
Ver conteúdo

Black Friday: entenda como vender em marketplaces pode ajudar na data

Cada vez mais perto da Black Friday 2021, a expectativa das empresas para aumentar suas vendas tem se tornado o principal foco de trabalho dos varejistas. Portanto, conhecer as melhores estratégias de como vender na Black Friday é fundamental para se preparar para a data. Introdução: Já comentamos aqui no blog, sobre a importância que a Black Friday tem para o faturamento anual das empresas do varejo. Sendo uma das datas mais importantes para o…